O guia rápido Roteiro da ordem têm as seções:

ÍNDICE


O que é o roteiro da ordem?


O roteiro da ordem é gerado a partir do roteiro de produção do produto e apresenta todas as operações necessárias para fabricação da ordem de produção, seus centros de trabalho planejados, recursos habilitados e tempos planejados de setup e processamento.


Como exemplo podemos apresentar o roteiro de produção do produto cadeira:


OpDescrição da operaçãoCentro de trabalhoRecursoTempo de setupTempo de processamento
10Costura de assento e encostoCosturaCostureira10 min30 min por unidade
20Colagem de assento e encostoColagemColador5 min10 min por unidade
30EstofamentoEstofamentoEstofador5 min15 min por unidade
40Montagem da estruturaMontagemMontador7 min6 min por unidade
50Montagem finalMontagemMontador5 min9 min por unidade
60InspeçãoControle da qualidadeInspetor5 min7 min por unidade
70EmbalagemEmbalagemEmbalador5 min8 min por unidade


Ao criar uma ordem de produção OP 000318 para fabricar 10 cadeiras o sistema cria o roteiro da ordem com as mesmas operações previstas no roteiro do produto e calculando o tempo total de produção de cada operação de acordo com a quantidade da ordem como apresentado a a seguir:


OpDescrição da operaçãoCentro de trabalhoRecursoTempo de setupTempo de processamentoTempo total
10Costura de assento e encostoCosturaCostureira10 min30 min por unid05:10:00
20Colagem de assento e encostoColagemColador5 min10 min por unid01:45:00
30EstofamentoEstofamentoEstofador5 min15 min por unid02:35:00
40Montagem da estruturaMontagemMontador7 min6 min por unid01:07:00
50Montagem finalMontagemMontador5 min9 min por unid01:35:00
60InspeçãoControle da qualidadeInspetor5 min7 min por unid01:15:00
70EmbalagemEmbalagemEmbalador5 min8 min por unid01:25:00


O roteiro da ordem é fundamental para o planejamento da produção.


É através do roteiro da ordem que o sistema consegue executar o CRP (Planejamento da necessidade de capacidade) e a programação da produção.


O roteiro da ordem também é fundamental para o controle da produção.


É através do roteiro da ordem que o setor de produção sabe as operações que devem ser executadas e realiza os apontamentos da produção.


Por fim o roteiro da ordem é vital para controlar a produtividade.


É através do roteiro da ordem que o sistema consegue comparar tempo realizado vs planejado de cada operação e calcular a produtividade das máquinas e operadores.


Veja abaixo um exemplo da tela Roteiro da ordem:


 

Como configurar o sistema para utilizar o roteiro da ordem?


Apresentamos a seguir as principais configurações gerais que devem ser realizadas para utilizar o roteiro da ordem:

  • Exclusão de operação do roteiro que contém empenhos relacionados: Recomendamos selecionar a opção "Não permite".
  • Bloquear criação de operação em roteiro de produção de ordens de produção com status Encerrada: Recomendamos selecionar a opção "Sim". 
  • Bloquear edição de operação em roteiro de produção de ordens de produção com status Encerrada: Recomendamos selecionar a opção "Sim".  
  • Bloquear exclusão de operação em roteiro de produção de ordens de produção com status Encerrada: Recomendamos selecionar a opção "Sim". 
  • Bloquear criação de operação em roteiro de produção de ordens de produção com status Cancelada: Recomendamos selecionar a opção "Sim". 
  • Bloquear edição de operação em roteiro de produção de ordens de produção com status Cancelada: Recomendamos selecionar a opção "Sim". 
  • Bloquear exclusão de operação em roteiro de produção de ordens de produção com status Cancelada: Recomendamos selecionar a opção "Sim". 
  • Permitir que a quantidade planejada da operação do roteiro da ordem de produção seja maior do que a quantidade planejada da ordem de produção: Recomendamos selecionar a opção "Sim".
  • Quando o roteiro da ordem é criado com base no roteiro do produto, desejo que o sistema não crie operações no roteiro da ordem caso o tempo total da operação do roteiro da ordem e o tempo total de MOD da operação do roteiro da ordem sejam zero: Recomendamos selecionar a opção "Não".
  • Quantidade máxima de casas decimais aplicada no cálculo dos campos "Qtde planejada", "Qtde planejada mínima" e "Qtde planejada máxima" da operação do roteiro da ordem quando a operação do roteiro do produto tem o parâmetro "Calcular quantidade planejada da operação no roteiro da ordem através de fórmula" marcado: Caso a sua empresa utilize fórmulas para calcular a quantidade planejada do roteiro da ordem, informe a quantidade de casas decimais que será utilizada pelo sistema para calcular os campos de quantidade. Por exemplo "0" casas decimais.    
  • Método para arredondamento aplicado no cálculo dos campos "Qtde planejada", "Qtde planejada mínima" e "Qtde planejada máxima" da operação do roteiro da ordem quando a operação do roteiro do produto tem o parâmetro "Calcular quantidade planejada da operação no roteiro da ordem através de fórmula" marcado: Caso a sua empresa utilize fórmulas para calcular a quantidade planejada do roteiro da ordem, informe o método de arredondamento que será utilizado pelo sistema para calcular os campos de quantidade. Recomendamos selecionar a opção "Arredondar para o mais próximo".
  • Modo de exibição padrão no quadro "Informações complementares" na tela de criação/edição de operações no roteiro do produto: Recomendamos selecionar a opção "Texto".


Como ver o roteiro de uma ordem?


Para ver o roteiro de uma ordem acesse a tela "Ordens", clique na ordem de produção desejada e utilize o submenu "Roteiro da ordem" para acessar a tela "Roteiro da ordem".


Como exemplo veja na imagem a seguir o roteiro da ordem para fabricar 10 unidades do produto "PA 00030 - Cadeira Tech":



Como o sistema controla o status, a quantidade produzida e o tempo de fabricação das operações do roteiro da ordem?


Veja abaixo os status das operações da ordem:

  • Planejada: Uma ordem gerada pelo plano de produção e MRP é criada com status "Planejada" e as operações do seu roteiro são criadas com status "Planejada".
  • Confirmada: Ao confirmar uma ordem com status "Planejada" seu status avança para "Confirmada" e as operações do seu roteiro avançam para o status "Confirmada". Uma ordem gerada livremente pelo usuário pode ser criada com status "Confirmada" e as operações do seu roteiro com status "Confirmada".
  • Liberada: Ao liberar uma ordem para produção seu status é modificado para "Liberada" e as operações do seu roteiro avançam para o status "Liberada". Uma ordem gerada livremente pelo usuário pode ser criada com status "Liberada" e as operações do seu roteiro com status "Liberada". Somente operações com status "Liberada" podem sofrer apontamentos da produção.
  • Em andamento: Quando a operação sofre seu primeiro apontamento da produção seu status é modificado para "Em andamento".
  • Encerrada: Ao fazer o apontamento da operação informando a quantidade produzida o usuário decide se irá encerrar a operação. A operação só deve ser encerrada quando não for mais preciso sofrer apontamentos.


No módulo de produção os apontamentos de produção podem ser realizados a partir de operações do roteiro da ordem.


A quantidade produzida da operação do roteiro da ordem é calculada através do somatório da quantidade produzida informada em todos os apontamentos de produção realizados na operação.


Já o tempo total de fabricação da operação do roteiro da ordem é calculada através do somatório da duração de todos os apontamentos de produção realizados na operação.


Veja abaixo um exemplo da tela de roteiro da ordem com os campos "Status da operação", "Quantidade produzida" e "Tempo total de fabricação" em destaque.



Como editar as operações do roteiro da ordem?


Se desejar é possível editar as operações do roteiro da ordem.


Para fazer isso clique na ordem e utilize o submenu "Roteiro da ordem" para acessar a tela "Roteiro da ordem".


Clique na operação que deseja editar e utilize o submenu "Editar" para acessar a tela de edição da operação do roteiro da ordem como apresentada a seguir:



Todos os campos da operação do roteiro da ordem podem ser editados.


Como as operações do roteiro da ordem são criadas a partir das operações do roteiro do produto da ordem, a tela de edição de operação da ordem apresenta campos muito parecidos com os campos da tela de adição de operação no roteiro do produto.


Para ver as explicações dos campos da tela de adição de operação no roteiro do produto acesse este artigo.


Clique no botão "Salvar" para salvar a edição da operação.


Como reorganizar as operações do roteiro da ordem?


Se desejar é possível reorganizar a numeração das operações do roteiro da ordem.


Para fazer isso clique na ordem e utilize o submenu "Roteiro da ordem" para acessar a tela "Roteiro da ordem".


Clique no botão "Funções especiais > Reorganizar operações" para o sistema tornar a coluna "Operação" editável como apresentado em destaque na imagem a seguir:



Marque as operações que deseja editar, preencha o campo "Nova classificação" e clique no botão "Salvar".


Após salvar veja que o sistema reorganizou as operações do roteiro da ordem.


Como encerrar as operações do roteiro da ordem?


Idealmente uma operação do roteiro da ordem deve ser encerrada na tela de apontamento da produção no momento em que o apontamento está sendo realizado.


Entretanto, caso você decida encerrar a operação após ter feito o apontamento da produção, será necessário encerrá-la através da tela "Roteiro da ordem".


Outra hipótese de encerramento da operação a partir do roteiro da ordem é quando a sua empresa ainda não está fazendo apontamento de produção no sistema.


Para fazer isso clique na ordem e utilize o submenu "Roteiro da ordem" para acessar a tela "Roteiro da ordem".


Selecione as operações que deseja encerrar e utilize o botão "Ações > Encerrar operações" como apresentado na imagem a seguir:



Após clicar neste botão veja que o status da operação será modificado para "Encerrada".


Caso se arrependa do encerramento de operações, selecione as operações que deseja remover encerramento e utilize o botão "Ações > Remover encerramento das operações".


Como excluir as operações do roteiro da ordem?


A operação do roteiro de uma ordem deve ser excluída quando você identifica que não vai executar a operação.


Caso a operação já tenha sofrido um apontamento da produção não será possível excluí-la apenas encerrá-la.


Para fazer isso clique na ordem e utilize o submenu "Roteiro da ordem" para acessar a tela "Roteiro da ordem".


Clique na operação que deseja excluir e utilize o submenu "Excluir" como apresentado na imagem a seguir:



Se desejar é possível utilizar o submenu "Excluir e organizar operações" para o sistema excluir a operação desejada e redefinir a numeração de todas as operações posteriores.


Se desejar é possível excluir operações em lote.


Para fazer isso selecione as operações que deseja excluir e utilize o botão "Excluir".


Como criar operações no roteiro da ordem?


Se desejar é possível criar operações diretamente no roteiro de uma ordem.


Essa funcionalidade é importante quando sua empresa precisa executar uma operação que não foi prevista no roteiro do produto, como por exemplo uma operação de retrabalho de uma peça.


Para fazer isso clique na ordem e utilize o submenu "Roteiro da ordem" para acessar a tela "Roteiro da ordem".


Clique no botão "Criar operação" para acessar a tela de criação de operação no roteiro da ordem como apresentada a seguir:



Preencha os campos seguindo as mesmas orientações apresentadas para a tela de adição de operação no roteiro do produto que podem ser vistas neste artigo.


O único campo diferente na operação do roteiro da ordem é a "Qtde planejada".


Preencha esse campo com a quantidade planejada para operação do roteiro da ordem que pode ser diferente da quantidade da ordem.


Por exemplo, em uma ordem com quantidade planejada de 10 peças, posso criar uma operação para retrabalhar apenas 2 peças.


Clique no botão "Salvar" para criar a operação.


Como excluir o roteiro da ordem?


Se desejar é possível excluir o roteiro da ordem.


Para fazer isso clique na ordem e utilize o submenu "Roteiro da ordem" para acessar a tela "Roteiro da ordem".


Clique no botão "Funções especiais > Excluir roteiro" como em destaque na imagem apresentada a seguir:



Após excluir o roteiro da ordem veja que o sistema apresenta todos os roteiros do produto da ordem.


Se desejar recriar o roteiro da ordem com base em algum roteiro do produto da ordem, clique no roteiro desejado e utilize o submenu "Selecionar".


Veja que o sistema vai apresentar todas as operações na tela.


Clique no botão "Salvar como roteiro base para o roteiro da ordem".


Como gerenciar as operações dos roteiros das ordens?


A tela "Operações" apresenta todas as operações dos roteiros de produção das ordens geradas no sistema.


A partir dessa tela é possível por exemplo pesquisar todas as operações planejadas para um determinado centro de trabalho ou recurso.


Por exemplo, se você quiser saber todas as operações planejadas para o centro de trabalho "Torno mecânico" faça uma pesquisa pelo campo "Centro de trabalho" e clique no botão "Pesquisar".


Veja abaixo um exemplo dessa pesquisa:



Se desejar editar ou excluir uma operação a partir dessa tela, clique na operação e utilize os submenus "Editar" e "Excluir".


Perceba que ao utilizar o submenu editar, você acessa a tela de edição da operação no roteiro da ordem, e após salvar a edição, você retorna para a tela "Operações do roteiro da ordem".


Também é possível excluir operações em lote.


Para fazer isso selecione as operações que deseja excluir e utilize o botão "Excluir".


Por fim veja que também é possível encerrar e remover encerramento de operações em lote através dos botões "Ações > Encerrar operações" e "Ações > Remover encerramento de operações".