Neste artigo vamos aprender como é possível editar e excluir pagamentos no módulo Financeiro


Edição de pagamentos


Edição de pagamento não vinculado a uma conta a pagar


Para editar um pagamento acesse a tela Pagamentos, clique no pagamento que deseja editar e selecione o submenu "Editar", destacado na imagem a seguir:


Na tela de edição de pagamentos modifique os campos desejados e depois clique no botão "Salvar".


Edição de pagamento vinculado a uma conta a pagar com status "Pendente"


O sistema permite a edição de pagamentos vinculados a contas a pagar com status "Pendente" sem apresentar nenhuma validação.


Edição de pagamento vinculado a uma conta a pagar com status "Baixada"


O sistema bloqueia a edição de pagamentos vinculados a contas a pagar com status "Baixada" apresentando a mensagem de validação:


Para conseguir editar o pagamento, acesse a tela de Contas a pagar, localize a conta a pagar que precisa ser reaberta, clique na conta a pagar e selecione o submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:


Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a pagar de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível editar qualquer pagamento vinculado à conta a pagar.


Edição de pagamento criado a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX


O sistema bloqueia a edição de pagamentos criados a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX.


Essa funcionalidade será explicada na seção "Conciliação bancária com importação de arquivo OFX" neste Manual do Usuário.


Exclusão de pagamentos


Exclusão de pagamento não vinculado a uma conta a pagar


Para excluir um pagamento acesse a tela Pagamentos, clique no pagamento que você deseja excluir e selecione o submenu "Excluir", como destacado na imagem a seguir:


Ao clicar nesse submenu o sistema irá apresentar uma mensagem de confirmação, e após sua confirmação, vai excluir o pagamento.


Exclusão de pagamento vinculado a uma conta a pagar com status "Pendente"


O sistema permite a exclusão de pagamentos vinculados a contas a pagar com status "Pendente" sem apresentar nenhuma validação.


Exclusão de pagamento vinculado a uma conta a pagar com status "Baixada"


O sistema bloqueia a exclusão de pagamentos vinculados a contas a pagar com status "Baixada" apresentando a mensagem de validação:


Para conseguir excluir o pagamento, acesse a tela de Contas a pagar, localize a conta a pagar que precisa ser reaberta, clique na conta a pagar e selecione o submenu "Reabrir", destacado na imagem a seguir:


Após clicar no submenu "Reabrir", o sistema irá modificar o status da conta a pagar de "Baixada" para "Pendente", e após essa mudança de status, será possível excluir qualquer pagamento vinculado à conta a pagar.


Exclusão de pagamento criado a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX


O sistema bloqueia a exclusão de pagamentos criados a partir da conciliação bancária com importação de arquivo OFX.


Essa funcionalidade será explicada na seção "Conciliação bancária com importação de arquivo OFX" neste Manual do Usuário.