No último artigo disponível neste link entendemos como é possível criar contas a receber livremente no módulo Financeiro antes de efetuar a venda do produto ou serviço.


Neste artigo vamos entender como é possível criar documentos de venda de serviço a partir de contas a receber criadas livremente no módulo Financeiro.


Geralmente é muito interessante utilizar essa funcionalidade quando sua empresa tem contratos de prestação de serviços com clientes que geram receitas recorrentes.


Nesse caso você pode criar várias contas a receber repetidas livremente no módulo Financeiro, e antes da data de vencimento de cada conta a receber, gerar o documento de venda de serviço e a NFS-e (Nota fiscal eletrônica de serviço) para o seu cliente.


Configurações para criar o documento de venda de serviço a partir da conta a receber


Cadastro de templates de venda de serviço


Para gerar documentos de venda de serviço a partir de contas a receber, você precisará cadastrar templates de venda de serviço.


Para isso, acesse a tela "Templates de venda de serviço" e clique no botão "Criar template de documento de venda de serviço".


Um template de documento de venda de serviço nada mais é do que um modelo do documento de venda de serviço que será gerado para o cliente.


Essa tela é muito similar à tela de criação de documento de venda de serviço, a principal diferença é que no template não é apresentado o quadro "Parcelas" dentro da aba "Condições de pagamento", tendo em vista que o documento será criado a partir da conta a receber.


Crie o template como se estivesse criando o documento de venda de serviço para o seu cliente, e utilize o campo "Nome" para nomear o seu template.


A seguir apresentamos uma imagem da tela de criação de templates de documentos de venda de serviço:


Após preencher todos os campos do template de venda de serviço clique no botão "Salvar".


Após salvar você retornará para a tela "Templates de venda de serviço" e verá o template que acabou de criar.


Seleção do template no plano de contas


Acesse a tela "Plano de contas" e localize as contas (classificações financeiras) que serão utilizadas para gerar documentos de venda de serviço a partir de contas a receber.


Edite a conta, selecione o template no campo "Template de documento de venda de serviço" e clique em "Salvar".


Na imagem a seguir apresentamos o campo "Template de documento de venda de serviço" em destaque na tela de edição de conta:


Criação do documento de venda de serviço a partir da conta a receber


Acesse a tela de contas a receber e localize uma conta a receber cuja classificação financeira esteja configurada com um template de documento de venda de serviço.


Clique na conta a receber e selecione o submenu "Gerar documento de venda de serviço".


Ao clicar nesse submenu você será levado para a tela de criação de documento de venda de serviço, e o sistema já trará todos os campos do documento preenchidos de acordo com o template, como na imagem a seguir:


Quando o documento de venda de serviço é criado a partir da conta a receber é interessante notar que:

  • O valor dos itens do documento de venda de serviço é calculado automaticamente pelo sistema para que o valor total do documento seja igual ao valor da conta a receber.
  • Na aba "Condições de pagamento" o sistema apresenta 1 única parcela com o mesmo valor, data de vencimento, forma de pagamento e classificação da conta a receber.


Após salvar o documento de venda de serviço, acesse a tela de contas a receber e veja que a conta a receber que deu origem ao documento de venda de serviço agora está vinculada com o documento criado.


Com o documento de venda de serviço criado, o próximo passo geralmente é a geração da NFS-e (Nota fiscal de serviço eletrônica).