No último artigo você aprendeu:

  • O que é o cadastro de atributos de pessoa?
  • Como os atributos de pessoa são definidos na tela de cadastro de pessoas?
  • Qual é a importância dos atributos de pessoa?
  • Quais são os atributos de pessoa pré-cadastrados no sistema?
  • Como criar um atributo de pessoa no sistema?
  • Como editar, excluir e inativar um atributo de pessoa no sistema?


Agora sua tarefa é cadastrar seus atributos de pessoa no sistema.


Quais atributos de pessoa devem ser cadastrados no sistema?


O cadastro de atributos de pessoa é opcional.


A recomendação da Nomus é que sua empresa avalie e cadastre todos os atributos de pessoa que são importantes para sua empresa conhecer e manter um bom relacionamento com a pessoa. 


Entretanto é importante frisar que o cadastro de atributos de pessoa não é essencial para implantação do sistema.


Para fazer um bom cadastro de atributos de pessoa recomendamos reunir as pessoas chave da sua empresa com conhecimento sobre cada categoria de pessoa e fazer a seguinte pergunta:

  • Quais são as informações chave que você precisa saber para conhecer e manter um bom relacionamento com uma pessoa nessa categoria?


Anote todas as respostas recebidas e depois reflita sobre os atributos de pessoa que deseja cadastrar no sistema.


Faça isso para todas as categorias de pessoa do sistema Nomus apresentadas na tabela abaixo:


Categoria
Explicações
Cliente
Utilizada para as pessoas que sua empresa pode fazer vendas de produtos e serviços.
Fornecedor
Utilizada para as pessoas que sua empresa pode fazer compras de produtos e serviços.
Transportadora
Utilizada para as pessoas que sua empresa pode contratar serviços de transporte nos processos de vendas e compras.
Prospectado
Utilizada para as pessoas que sua empresa está prospectando para fazer vendas de produtos e serviços. Um prospectado pode se transformar em cliente se fechar negócio com a sua empresa.
Representante
Utilizada para as pessoas que são representantes da sua empresa fazendo vendas de produtos e serviços. Pessoas nessa categoria podem receber comissões de venda no processo de vendas.
Vendedor
Utilizada para as pessoas que são vendedores da sua empresa fazendo vendas de produtos e serviços. Pessoas nessa categoria podem receber comissões de venda no processo de vendas.
Funcionário
Utilizada para as pessoas que são funcionários da sua empresa. Por exemplo, no módulo Financeiro é possível registrar contas a pagar e pagamentos para funcionários.
Sócio
Utilizada para as pessoas que são sócios da sua empresa. Por exemplo, no módulo Financeiro é possível registrar contas a pagar e pagamentos para sócios.
Parceiro
Utilizada para as pessoas que são parceiros da sua empresa. Por exemplo, no módulo CRM é possível registrar processos para acompanhar o desenvolvimento de novos parceiros.
Concorrente
Utilizada para as pessoas que são concorrentes da sua empresa. Por exemplo, no módulo CRM é possível registrar processos para monitorar os concorrentes da minha empresa.
Fabricante
Utilizada para as pessoas que são fabricantes de produtos comprados pela sua empresa. Essa categoria é utilizada em situações bem específicas como por exemplo no preenchimento de um documento de entrada de uma NF-e de importação, aonde é necessário informar o fabricante da mercadoria que foi importada.
Representante contábil
Utilizada para as pessoas que são representantes contábeis da sua empresa. Essa categoria é utilizada em situações bem específicas como por exemplo no preenchimento da pessoa responsável pela escrituração fiscal do estabelecimento para geração do Bloco K do SPED Fiscal.