No cadastro de pessoas é possível definir a modalidade de transporte padrão e restringir as transportadoras habilitadas para as pessoas nas categorias "Cliente" e "Fornecedor".


No processo de vendas, o objetivo principal dessa funcionalidade é padronizar a aplicação da modalidade de transporte e transportadoras utilizadas pelo cliente, agilizando e evitando falhas na geração de propostas comerciais, pedidos de venda e notas fiscais eletrônicas.


No processo de compras, o objetivo principal dessa funcionalidade é padronizar a aplicação da modalidade de transporte e transportadoras utilizadas pelo fornecedor, agilizando e evitando falhas na geração de pedidos de compra.


Restringindo as transportadoras por cliente


Por exemplo, no cadastro da pessoa "Cliente Exemplo RJ", que está enquadrada na categoria "Cliente", você pode definir a modalidade de transporte padrão e restringir as transportadoras na aba "Transportadora (Cliente)", como abaixo:


  • Modalidade de transporte: 1) Contratação do Frete por conta do Destinatário (FOB)
  • Transportadoras vinculadas: Transportadora Padrão


Apresentamos abaixo a imagem da tela do sistema:


Fazendo a restrição dessa forma, ao selecionar o cliente "Cliente Exemplo RJ" em qualquer tela do processos de vendas, o sistema já irá sugerir a modalidade de transporte configurada no cliente, e só será possível selecionar as transportadoras vinculadas.


As telas do processo de vendas impactadas por essas configurações são: propostas, pedidos de venda e documentos de saída.


Apresentamos abaixo um exemplo da aplicação dessas configurações na tela de pedidos de venda:


Restringindo as transportadoras por fornecedor


Por exemplo, no cadastro da pessoa "Fornecedor Exemplo", que está enquadrada na categoria "Fornecedor", você pode definir a modalidade de transporte padrão e restringir as transportadoras na aba "Transportadora (Fornecedor)", como abaixo:


  • Modalidade de transporte: 1) Contratação do Frete por conta do Destinatário (FOB)
  • Transportadoras vinculadas: Transportadora Exemplo


Apresentamos abaixo a imagem da tela do sistema:

Fazendo a restrição dessa forma, ao selecionar o fornecedor "Fornecedor Exemplo" em qualquer tela do processos de compras, o sistema já irá sugerir a modalidade de transporte configurada no fornecedor, e só será possível selecionar as transportadoras vinculadas.


As telas do processo de compras impactadas por essas configurações são: pedidos de compra e documentos de entrada.


Apresentamos abaixo um exemplo da aplicação dessas configurações na tela de pedidos de compra: