Quando algum usuário esquecer sua senha, ele deve comunicar para o administrador do sistema, que tem 2 opções à sua escolha:

  • Gerar uma nova senha aleatória para o usuário
  • Definir uma nova senha para o usuário


A seguir vamos explicar essas 2 opções.


Gerar uma nova senha aleatória para o usuário


Por exemplo, suponha que o usuário "danielcampos" esqueceu sua senha.


Para gerar uma nova senha aleatória para esse usuário, na tela "Usuários", clique no usuário "danielcampos", e selecione o submenu "Gerar nova senha", destacado na imagem abaixo:

Após clicar nesse submenu "Gerar nova senha", o sistema vai gerar uma nova senha aleatória para o usuário.


Apenas como exemplo, apresentamos a seguir a imagem da tela "Usuários", destacando a nova senha aleatória gerada pelo sistema:


A nova senha aleatória gerada pelo sistema deve ser informada para o usuário que esqueceu a senha, para que ele faça login no sistema utilizando esta senha.


Logo após fazer login no sistema, o usuário será forçado a trocar sua senha, informando uma nova senha que será criptografada pelo sistema, e não ficará mais visível na tela "Usuários".


Definir uma nova senha para o usuário

A 2a opção disponível para resolver os casos de esquecimento de senha por algum usuário, é o usuário administrador definir uma nova senha para o usuário que esqueceu a senha.


Para definir uma nova senha para o usuário, na tela "Usuários", clique no usuário desejado, e depois selecione o submenu "Definir nova senha", destacado na imagem abaixo:

Após clicar nesse submenu, o usuário é direcionado para uma nova tela de alteração de senha, aonde deve informar:

  • Nova senha
  • Confirmar nova senha


E depois clicar no botão "Salvar", conforme imagem da tela abaixo: