Criação de novos registros no sistema

Para facilitar a utilização do sistema, na maioria das telas, a criação de novos registros é feita utilizando o mesmo padrão, clicando em um botão "Criar registro" localizado no topo da tela do sistema.


Por exemplo, na tela "Produtos", para criar um novo produto, basta clicar no botão "Criar produto" no topo da tela, conforme imagem abaixo:


Já na tela de criação de novos registros, como padrão, temos os botões "Salvar" e "Cancelar".


O botão "Salvar" salva o novo registro aplicando todas as validações necessárias para permitir a criação de um novo registro. Já o botão "Cancelar" cancela a criação de um novo registro e retorna o usuário para a tela anterior.


Apresentamos abaixo a imagem dos botões "Salvar" e "Cancelar" na tela de criação de produtos.


Edição de registros criados no sistema


Para facilitar a utilização do sistema, na maioria das telas, a edição de registros criados é feita utilizando o mesmo padrão, clicando no registro que se deseja editar, e selecionando um submenu "Editar".


Por exemplo, na tela "Produtos", para editar um produto, basta localizar o produto que se deseja editar, clicar neste produto, e selecionar o submenu "Editar", para acessar a tela de edição de produtos, conforme imagem abaixo:



Já na tela de edição de registros criados, como padrão, temos os botões "Salvar" e "Cancelar".


O botão "Salvar" salva a edição do registro aplicando todas as validações necessárias para permitir a edição do registro. Já o botão "Cancelar" cancela a edição do registro e retorna o usuário para a tela anterior.


Exclusão de registros criados no sistema


Para facilitar a utilização do sistema, na maioria das telas, a exclusão de registros criados é feita utilizando o mesmo padrão, clicando no registro que se deseja excluir, e selecionando um submenu "Excluir".


Por exemplo, na tela "Produtos", para excluir um produto, basta localizar o produto que se deseja excluir, clicar neste produto, e selecionar o submenu "Excluir", destacado na imagem abaixo:


Ao clicar no submenu "Excluir", como segurança, o sistema apresenta uma mensagem para confirmar a exclusão, e caso a exclusão seja confirmada pelo usuário, o sistema tenta fazer a exclusão do registro, respeitando todas as regras de validação na exclusão.


Em alguns casos pode ser que o sistema não deixe excluir o registro. 


Por exemplo, suponha que o produto que você deseja excluir já esteja vinculado com um pedido de venda, nesse caso o produto não poderá ser excluído, para não gerar uma inconsistência no sistema.


Nos casos em que o registro não puder ser excluído, a recomendação é inativar o registro, e essa recomendação será apresentada no próximo tópico.


Inativação de registros criados no sistema

A inativação deve ser utilizada quando não se deseja mais utilizar um registro já criado no sistema, e esse registro não pode ser excluído do sistema.


Para facilitar a utilização do sistema, na maioria das telas, a inativação de registros criados é feita utilizando o mesmo padrão, clicando no registro que se deseja editar, selecionando o submenu "Editar" para acessar a tela de edição do registro, desmarcando o campo "Ativo", e clicando no botão "Salvar" para salvar a edição, inativando o registro.


Por exemplo, na tela "Produtos", para inativar um produto, basta localizar o produto que se deseja inativar, clicar neste produto, selecionar o submenu "Editar", e na tela de edição do produto, desmarcar o campo "Ativo", e clicar no botão "Salvar".


Apresentamos abaixo uma imagem da tela de edição de produto, destacando o campo "Ativo", que é o campo que deve ser desmarcado para inativar o produto.


Após inativar um registro, esse registro continua salvo no banco de dados do sistema, entretanto não pode ser mais selecionado em qualquer outra telas de cadastro do sistema.


Por exemplo, um produto inativo não fica mais disponível para seleção nas telas de criação de propostas, pedidos de venda, documentos de saída, pedidos de compra, documentos de entrada, ordens de produção, entre outras.


Ou seja, em todas as telas de cadastro do sistema em que é possível selecionar um produto, os produtos inativos não serão apresentados para seleção.